lateral
menu
menu
Fechar

Tratamentos específicos (alergias e hipersensibilidades alimentares, alterações endócrinas e hormonais, DCNT (doenças crônicas não transmissíveis: diabetes I e II, hipertensão, alterações lipídicas, síndrome metabólica, obesidade etc.), baixo peso, déficit de crescimento, hiperatividade, alterações gastrointestinais (constipação, diarréia, síndrome do intestino irritado, azia, gastrite, refluxo, etc.), doença celíaca, alteração e degeneração articulares (artrite e artrose), doenças auto-imune (eczema, tireoidite de Hashimoto, lúpus, artrite reumatóide, etc.)

Gestação, amamentação e introdução alimentar do lactente;

Praticantes de atividade física e atletas;

Desintoxicação;

Dietas especiais (ex. vegetarianismo)

 

Obesidade

 

 

Atualmente a obesidade passou a ser diagnosticada como uma síndrome multifatorial na qual a genética, o metabolismo e o ambiente interagem, assumindo diferentes quadros clínicos, nas diversas realidades sócio-econômicas.
De acordo com a classificação da OMS (Organização Mundial de Saúde) uma pessoa é considerada obesa quando seu índice de massa corpórea é igual ou superior a 30.

Indicação para cirurgia da obesidade.

São candidatos ao tratamento cirúrgico pacientes com IMC maior que 40 ou superior a 35 associados a com morbidades tais como: apnéia do sono, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão arterial, dislipidemias e dificuldades de locomoção entre outras de manejo clínico.
Com a cirurgia o indivíduo perde cerca de 30 a 40% do seu peso sendo necessário o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para o pré e pós-cirúrgico. A equipe é composta por endocrinologistas, nutricionistas, cardiologistas, pneumologistas, psiquiatras, psicólogos e cirurgiões.

Objetivo

O principal objetivo da avaliação psicológica pré-cirúrgica é o de conscientizar e preparar o indivíduo para as diversas mudanças que virão em função de sua decisão pela cirurgia.

Avaliação pré-cirúrgica

A avaliação psicológica pré cirurgia visa levantar dados relativos e relacionados a história de vida pregressa do paciente sobre a alimentação, cuidados pessoais, dados familiares e avaliar aspectos gerais da personalidade, imagem corporal e comportamento alimentar através da utilização de testes e técnicas psicológicas específicas.

Orientação a pais e familiares

É um trabalho direcionado a pais e familiares de pacientes portadores de obesidade cuja finalidade é a orientação e conscientização de todo o tratamento pelo qual o indivíduo estará sujeito, implicando a família no processo, demonstrando a importância de sua participação para o êxito do tratamento.

Acompanhamento pós-cirurgia

Para o pós-cirúrgico o paciente deverá se adaptar ao seu novo esquema corporal, alimentar e modo de vida se deparando de fato com um processo de privações.

Cálculo do IMC

Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.

Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

IMC = 60 ÷ 1,67²
IMC = 60 ÷ 2,78
IMC = 21,5

 

[Fechar]

Calcule seu IMC

* Utilize ponto (.) no lugar da vírgula.

IMC





 

www.abeso.org.br (Associação Brasileira de Estudos da Obesidade)

Cálculo IMC Situação
Abaixo de 18,5 Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9 Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9 Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9 Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9 Obesidade grau II
40,0 e acima Obesidade grau III

 

 

[Fechar]

Cálculo de IMC


O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura. Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros). O número que será gerado deve ser comparado aos valores da tabela IMC para se saber se você está abaixo, em seu peso ideal ou acima do peso.Por exemplo, se você pesa 60Kg e mede 1,67m, você deve utilizar a seguinte fórmula para calcular o IMC:

Ou clique aqui e calcule seu IMC.

 

___________________________________________________________________________________

Eros & Psiquê - Consultório de Psicologia, Acupuntura e Nutrição
Rua Cel. Abílio Soares, 261, sala 121, 12°andar, Centro, Santo André, SP -
Tel: 4990-9176 / Cel: 9808-6920